Indicação
A Vitamina B12 é a mais complexa das vitaminas, contém um microelemento, o cobalto que, na B12 purificada, está ligado a um grupo cianeto, o que lhe confere a denominação de cianocobalamina. Constitui um cofator e uma coenzima em muitas reações bioquímicas, como síntese de DNA, síntese de metionina a partir da homocisteína e conversão do propionil em succinil coenzima A, a partir do metilmalonato. A cianocobalamina é a forma mais indicada da cobalamina nos quadros ematológicos e a forma hidroxicobalamina nos quadros neurológicos. A forma ativa da Vitamina B12 nos sistemas biológicos é a Coenzima B12. Nela o grupo cianeto é substituído por adenosil, em reação catalisada por magnésio, Vitamina B2, vitamina B3 e ATP. Mais de 80% da vitamina presente no fígado se encontra sob a forma de coenzima B12
Administração:
Uso Oral
Controlado:
Não
Posologia
A dose ideal é 7mcg/kg de peso corporal, mas pode variar de acordo com a aplicação. Em casos de anemia perniciosa, pode ser feito um esquema terapêutico por via oral de 1000µg diários durante um mês; doses entre 125 e 500µg/dia podem ser administradas em casos de deficiência nutricional ou má-absorção. Doses orais acima de 2000mcg não tem boa absorção, devendo ser utilizada a via sublingual ou a parenteral. Outra possibilidade é fracionar a dose oral em várias tomadas. OBS: A via sublingual é a via ideal para pacientes idosos ou com síndromes de má absorção.
Interações medicamentosas
Não informado
Restrições
Algumas pessoas manifestam reações alérgicas a Vitamina B12, especialmente na forma injetável. Altas doses de Vitamina C (acima de 6g ao dia) podem deslocar a Vitamina B12.
Reações Adversas
Não informado
Contraindicação
Observações
É importante contar com uma boa fermácia de manipulação para desenvolver o seu produto. Clique aqui para encontrar a melhor farmácia de manipulação em São Paulo ou em qualquer região do Brasil, pelo melhor preço.