Indicação
O Lactobacillus acidophilus e Lactobacillus bulgaricus são utilizados por mais de 75 anos no tratamento da diarreia, particularmente as diarreias causadas pela modificação da flora intestinal por uso de antibióticos. Preparações contendo Lactobacillus ajudam a restabelecer a funcionalidade e a flora bacteriana do trato intestinal.
O Lactobacillus acidophilus também tem sido utilizado em pacientes com diarreia infecciosa, colites ulcerativas, irritação de cólon, diverticulitis, colostomias com diarreia ou constipação, constipações, diarreia com muco ou espasmódica, e diarreia seguida de amebíase. Entretanto, não há estudos comprobatórios da eficácia de preparações contendo Lactobacillus para o tratamento da diarreia.
Administração:
Uso Oral
Controlado:
Não
Posologia
O Lactobacillus acidophilus pode ser administrado por via oral, de 20 a 40mg, preferencialmente, com leite, suco de frutas ou água; em cápsulas, comprimidos ou saches.
Interações medicamentosas
Restrições
Os Lactobacillus acidophilus podem produzir um aumento de flatulência intestinal no início da terapia, entretanto diminui ao longo do tratamento. Para o tratamento da diarreia, as preparações contendo Lactobacillus acidophilus não devem ser utilizadas por mais de 2 dias e em caso de febre alta a duração do tratamento deve ser acompanhada pelo médico. Alguns fabricantes recomendam que os Lactobalcillus acidophilus não sejam utilizados para o tratamento de diarreia em recém-nascidos. Em crianças com menos de 3 anos o tratamento deve ser acompanhado por um médico. Indivíduos sensíveis aos derivados do leite recomenda-se não fazer uso destas preparações.